Uniderp
Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI
Curso: Licenciatura Plena em Química
Disciplina: Estágio Supervisionado II
Prof.: Bruno Peixoto
Aluna: Solãngela Rafaela o. do nascimento
Projeto de Estágio Supervisionado de Ensino Médio II
Itapipoca-Ce
Abril-2011
1. Introdução
Em sua passagem pela vida, o homem sempre gerou conhecimento, tanto aquele que lhe é útil naquele momento, quanto o que será útil para alguém, algum dia, quem sabe... E no vaivém de ensino e aprendizagem através dos tempos, chegamos ao ensino de química, praticado nos mais diferentes níveis e nas mais diferentes comunidades. Independentemente do que tenha ocorrido ao longo do tempo, atingimos uma situação em que a antipatia supera, em muito, a simpatia pelo entendimento da química. Identificar as causas e os culpados por esta situação já ocupou as mentes dos mais diferentes tipos de profissionais; aparentemente, o tempo investido no diagnóstico foi muito maior que aquele gasto na procura de soluções.
A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino fundamental e médio. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que os estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. A partir daí, o aluno tomará sua decisão e dessa forma, interagirá com o mundo enquanto indivíduo e cidadão.
A inserção do ensino das Ciências Naturais teve início na década de 50, e objetivou a formação de investigadores científicos que impulsionou o avanço da ciência e tecnologia dos quais dependia o progresso do país, que passava por um grande processo de industrialização. Porém, no decorrer das décadas, os objetivos deste ensino foram se adaptando conforme o contexto histórico. No entanto, a partir de