Africa e musica
Manifestações culturais afro-brasileiras
Justificativa
A partir do curso “Musicalizando”, refleti sobre a importância da música e da dança como conteúdo da educação escolar, enfatizando o valor educacional e o resgate cultural na construção da identidade racial dos alunos.
O projeto interdisciplinar em questão, foi elaborado a partir das necessidades dos alunos quanto a reconhecer a diversidade étnico-racial, e conhecer melhor as culturas afro-brasileira e africana, bem como suas raízes, mistérios, encantos e desencantos.
Este projeto possui, como princípios norteadores à reflexão, a questão do negro na escola e a desconstrução do preconceito racial, como o intuito de promover e consolidar a auto-estima positiva da população negra e mestiça, proporcionando o ensino-aprendizagem baseado na diversidade, e propondo situações de aprendizagem desafiadoras, que buscarão trazer novos conhecimentos, pautados nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que abordarão as questões anti-racistas e a discriminação racial.
Objetivo Geral
Apresentar como a música afro-brasileira, com suas dimensões culturais, pode contribuir para a construção da identidade racial do aluno, resgatando elementos da identidade cultural brasileira; por fim, propor abordagens construídas na interação e na análise reflexiva.
Reforçar a auto-estima dos alunos negros e a integração entre todo os componentes do alunado, passando a valorizar, não somente a etnia, como o respeito às diferenças religiosas e culturais.
Objetivos Específicos
Identificar e analisar o impacto das transformações culturais, comparando, analisando e sintetizando a densidade das relações e transformações que deram, à realidade concreta e vivida, o formato socialmente separatista e excludente que apresenta nos dias atuais.
Refletir sobre o universo cultural afro-brasileiro, contribuindo, desta forma, para a compreensão ampla do significado de “cultura”, e para a eliminação de idéias e