Modelagem
Grasielle Araújo de Oliveira1
Marluce dos Santos
Para a construção de um sistema é necessário a idealização do mesmo, antes da concretização do projeto. Este planejamento é chamado de modelo, que contribui na análise e percepção de problemas futuros, através de imagens, desenhos, cálculos, gráficos, linhas e símbolos representativos do sistema em questão.
O processo de criação de um modelo figurativo de um sistema físico real é chamado de modelagem. A modelagem é subdividido em 4 modelos diferentes: Icônico, Diagramático, Matemático e Representação Gráfica. Estes modelos, usados por engenheiros, tem a função de comunicar, pensar, controlar, ensinar, prever e treinar.
Todos os modelos de um SFR são sujeitados à testes em diferentes condições, com o objetivo de testemunhar como eles se comportam. Este processo chamado de simulação, muito utilizado na engenharia, é classificado em icônica, analógica e matemática.
Modelo Icônico: São aqueles que representam da forma mais fiel possível, com ou sem modificação da escala, as propriedades mais importantes do sistema físico real, tal como elas aparecem no objeto real ou como se supõe que sejam na realidade.
Sua característica básica é o alto grau de semelhança com o seu equivalente real. Tem como objetivo comunicar informações que permitam transmitir como era, é ou será o sistema físico real.
O modelo icônico de mesma escala que o objeto real é chamado de modelo em escala natural – escala 1X1, onde por exemplo, cada 1 centímetro no SFR está representado por 1 centímetro no modelo, enquanto o modelo em tamanho menor é chamado de modelo em escala reduzida. Por outro lado, alguns modelos, por representarem objetos reais de dimensões muito pequenas podem ser construídos em tamanho maior dependendo do objetivo do estudo. Nesse caso, temos os modelos em escala ampliada, devendo sempre preservar as proporções e formas do que se pretende representar.
Os modelos icônicos podem ser bidimensionais ou