Modelagem
Marcio Augusto Rivera da Cruz (Licenciatura em Matemática)
Resumo: Este trabalho foi elaborado a fim de correlacionar a modelagem matemática com a explanação das equações de 2º grau. A modelagem matemática orienta-se pelo conteúdo programático a partir de modelos matemáticos ou de um tema e pela orientação dos alunos a pesquisa.
Palavras-chave: Modelo matemático, equação de 2º grau, modelagem matemática;
Introdução
Muito se tem discutido sobre as razões para a inclusão de Modelagem no currículo (Bassanezi, 1994). Em geral, são apresentados cinco argumentos: motivação, facilitação da aprendizagem, preparação para utilizar a matemática em diferentes áreas, desenvolvimento de habilidades gerais de exploração e compreensão do papel sócio-cultural da matemática.
Como atesta Blum (1995), eles são todos importantes e representam as facetas da Modelagem na educação escolar. Porém, o último da lista acima, está diretamente conectado com o interesse de formar sujeitos para atuar ativamente na sociedade e, em particular, capazes de analisar a forma como a matemática é usada nos debates sociais.
Com essa perspectiva a Modelagem pode potencializar a intervenção das pessoas nos debates e nas tomadas de decisões sociais que envolvem aplicações da matemática, o que me parece ser uma contribuição para alargar as possibilidades de construção e consolidação de sociedades democráticas.
Modelagem no contexto e conceito de modelo matemático
No âmbito da Educação Matemática, Moysés (1997) diz que o contexto “[...] permite que não se perca o fio condutor ao se resolver um problema de matemática” (p. 68). Por isso mantém o sentido do todo e das operações mentais que são particulares, afirma ainda que através do contexto, o educando está mais apto a resolver um problema adequadamente e também utilizá-lo em novas situações de sua vida. De fato, uma modelagem matemática eficiente permite analisar e explicar um