Modelagem
Gabriela de Oliveira- RA: 51521
Karolina Guerra- RA: 51388
Mariane Tavares- RA: 21478
Paula Ferreira- RA: 51696
Modelagem
A modelagem, também conhecida como método das aproximações sucessivas parte do princípio que reforçamentos positivos obtém-se novas respostas em um processo gradativo aprendizagem obtendo assim um novo comportamento terminal.
“Comportamentos vão sendo incentivados (reforço positivo) até adquirirem uma forma determinada (condicionamento operante)”
Skinner foi um psicólogo nascido nos Estados Unidos, professor das universidades de Harvard,
Indiana e Minessota. Ele estudou o comportamento humano, em seus estudos relatou observações sobre o comportamento de ratos e pombos brancos, e inventou a “Caixa de
Skinner” que atualmente é utilizada em diversos estudos psicológicos.
A caixa funciona da seguinte forma: Dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimentos, um rato é colocado. A única forma deste reto conseguir um alimento é apertando a alavanca (ao pressioná-la uma bolinha de ração cai na tigela de comida), esta é a recompensa. Após o rato ter fornecido essa resposta o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condições de estímulo. O comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado aparecendo assim novas respostas ao estímulos, ou seja, novas formas de comportamento. O sucesso deste estudo levou Skinner a conclusão de que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos.
Para os seres humanos foi comprovado de que os fatores ambientais influenciam na modelagem do comportamento. Podemos dizer que todo homem nasce como uma folha em branco aonde vão sendo impressas as aprendizagens a partir da relação com o meio ambiente, modelando assim os comportamento que conhecemos.
Um processo de modelagem efetivo envolve constante interação entre a experimentação e o aprendizado. Quando vamos ensinar um comportamento