metodologia de ensino
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO DE GRAJAÚ/MA
CURSO DE PEDAGOGIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA: Didática e Pratica de ensino
Metodologia de ensino
A metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa diretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle, ela é aplicada em diferentes métodos no processo de ensino e aprendizagem.
Os principais métodos usados no Brasil são: Método Tradicional; As teorias que norteiam a escola tradicional confundem-se com as próprias raízes da escola tal como a concebemos como instituição de ensino, o paradigma de ensino tradicional foi um dos principais a influenciar a prática educacional formal, bem como o modelo que serviu de referencial para os modelos que sucederam através do tempo.
A escola tradicional surgiu a partir do advento dos sistemas nacionais de ensino, que datam do século passado, mas que só atingiram maior força nas ultimas décadas do século XX, com a função de auxiliar a construção e a consolidação de uma sociedade democrática.
Esse ensino tradicional que ainda predomina hoje nas escolas se constituiu após a revolução industrial e se implantou nos chamados sistemas nacionais de ensino, configurando amplas redes oficiais, criadas a partir de meados do século passado no momento em que, consolidou-se o poder burguês aciona-se a escola redentora da humanidade, universal, gratuita e obrigatória com um instrumento de consolidação da ordem democrática (Saviani, 1991.p.54).
O construtivismo; fundamenta-se no iluminismo. A filosofia iluminista preceitua que o homem é um ser dotado de razão. Segundo Freitag (1993) a faculdade de fazer uso da razão não é transmitida geneticamente, mas uma potencialidade que precisa desenvolver