Metodologias do ensino
Dejanira dos Santos Rosa
Professor- Cristiane Viana Paim
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (Ped0101) – ESTÁGIO Módulo VI
15/05/13
RESUMO
A escolha da metodologia deve considerar a intrínseca relação entre os meios e procedimentos de ensino e desses com os objetivos ou resultados propostos. Visto que o método constitui o elemento unificador e sistematizador do processo de ensino, determinando o tipo de relação a ser estabelecida entre professor e alunos, conforme orientação filosófica que o fundamenta. Há muitos caminhos e trilhas para se percorrer quanto refletimos a respeito das metodologias de ensino. Alguns fazem parte de uma época áurea, outros são tendências da pedagogia moderna. Mas ainda assim, são caminhos; meios pelos quais objetiva-se um fim: uma educação e aprendizagem integral, libertadora e perene que restitua ao homem a sua condição humana.
Palavras-chave: Ensino, Métodos de ensino, Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Metodologia é um campo que procura descrever, pesquisar e justificar os melhores métodos e técnicas de determinada área. Sendo assim, para cada área uma determinada metodologia mostra-se mais eficaz. Não é diferente com as Metodologias do Ensino, área na qual se procura descrever os melhores métodos e técnicas para que o ensino-aprendizagem possa ser desenvolvido com maior qualidade e motivação.
Os métodos de ensino não são um fim, mas um meio pelo qual o professor logra alcançar os objetivos estabelecidos. O método, entretanto, por mais eficiente que possa parecer, não é mais importante do que o aluno. Já que ensinar não é despejar conteúdos na mente do aluno e ignorar o seu coração e sua experiência de vida. O ensino realiza-se na relação dialógica entre professor e aluno, por meio de uma educação problematizadora que supere a contradição educador-educandos, como afirmava Paulo Freire (1994).
O método constitui o elemento unificador e