Metodologia de Ensino
Roberta Bueno Silva
Goiânia 2015
Abordagem tradicional
Este trabalho aborda aspectos do ensino por meio da abordagem tradicional evidenciando suas metodologias, afim de elucidar quanto aos processos e resultados. Da disciplina Didática I, professora Danuzia Arantes.
Roberta Bueno Silva
Goiânia 2015
Abordagem tradicional
Considerando Abordagem tradicional, uma estrutura de ensino e aprendizagem que tem sido vista de forma integrada à Sociedade-cultura, à suas crenças e valores dominantes, quanto aos referenciais teóricos dessa estrutura, há dez aspectos relevantes: Homem, Mundo, Sociedade-cultura, Conhecimento, Educação, Escola, Ensino-Aprendizagem, Professor-Aluno, Metodologia e Avaliação.
A Abordagem Tradicional é a prática educativa que se caracteriza pela transmissão de conhecimentos acumulados pela humanidade ao longo dos anos. Essa transmissão é inteira responsabilidade do professor em circunstância de sala de aula, atuando independente dos interesses dos alunos em relação ao conteúdo das disciplinas. Segundo Maria da Graça Mizukami, essa tarefa é considerada “catequética e unificada da escola” envolvendo programas meticulosos, rígidos, coercitivos no que se refere professor-aluno. Nesse sentido, o ensino tradicional tem como objetivo príncipe o conhecimento, este previamente elaborado por outros no qual tem a escola como o local de ideais para a transmissão deste conhecimento. Dois dos principais defensores do ensino tradicional são Émile Chartir e Snyders, citados por Mizukami.
A metodologia desse ensino é simples e sua aplicação se limita apenas a explicação do conteúdo já elaborado, em sentido demonstrativo, também limitando o aluno a se tornar como a um espectador, um assistente, na condição de quem apenas assiste sem questionamentos, em suma simplifica em “dar lição” e “tomar lição”. Este método coloca, na relação intrapessoal professor-aluno, o professor como agente emissor das