mercantil
1 – Caracterize a subjetividade privatizada descrita pelo autor. Será necessário descrever a sua emergência, o ápice e sua crise (Valor: 1,5 pontos)
Nós reconhecemos como independentes, livres, capazes de tomar suas próprias decisões e ser responsáveis por elas e pensar independentemente dos demais membros da sociedade.
Seu ápice é quando as grandes irrupções da experiência subjetiva privatizada ocorrem em situações de crise social. Quando uma tradição cultural e contestada e surgem novas formas de vida.
A crise ocorre quando se descobre que a liberdade e a diferença são em grande medida ilusões. Os interesses particulares levam a conflitos.
2 – Qual a relação existente entre o sistema mercantil e a individualização? (Valor: 1,5 pontos)
Quase todas as sociedades há alguma atividade de troca comercial, principalmente em termos de trocas entre comunidades. Dentro do sistema mercantil acontece a individualização, cada um deve ser capaz de identificar a sua especialidade aperfeiçoar se nela e identificar se com ela.
Os produtores vão vender o que fazem e comprar...
Finalmente, tudo o que for verdadeiro, nobre, correto, tudo o que for puro, amável, de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vcs receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vcs." (Filipenses: 4:8-9)
Uma mulher já são tantas. Nela vive aquela que mordeu a maçã e mudou o destino do Paraíso. Aquela que se eternizou na fogueira em nome de um país. Aquela que colocou a primeira saia acima da altura do joelho e flexibilizou uma revolução moral. Aquela que fumou pela primeira vez um cigarro em público sem precisar se esconder nas grades invisíveis da hipocrisia. Aquela que rasgou o sutiã, colocou biquíni e, não satisfeita, fez biquinho para os moralistas de plantão.
Mas há também aquela que está do seu lado, aquela que não está nos livros de história, mas muda o rumo da sua