mercado financeiro-corretora
O sistema financeiro nacional é composto de instituições responsáveis pela capitação de recursos financeiros, pela distribuição e circulação de valores e pela regulação desse processo.
Um mercado financeiro é um mecanismo que permite a compra e venda de valores mobiliários, mercadorias e outros bens fungíveis com baixo custo de transação e preços que refletem a hipótese do mercado eficiente.
O mercado financeiro é o mercado onde os recusrsos excedentes da economia são direcionados para o financiamento de empresas e de novos projetos.
O mercado de capitais faz parte do mercado financeiro, neles os recursos dos poupadores são destinados a promoção do desenvolvimento economico direto,isto é, de projetos e empresas.
O mercado de capitais, por sua vez, é, por excelencia, o mercado dos valores mobiliarios, que é composto por vários títulos: ações, debentures, direito de subscrições de valores mobiliarios, corretoras etc.
As corretoras são instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central do Brasil, pela CVM e pela Bolsa, habilitadas a negociar valores mobiliarios em pregão. Qualquer sociedade pode adquirir títulos da bolsa de valores submetendo-se as exigencias legais estatutarias da mesma, sendo assessorado por uma corretora,que são responsáveis por intermediar a negociação do investidor na Bolsa, ou seja, para você começar a investir, terá antes que escolher uma.
Referencial Teórico
O presente estudo fundamentou-se nas concepções teóricas, proposta pelos seguintes autores: Fortuna (2010), Lima e Pimentel (2010).
2 CORRETORAS
Este capítulo teve como principal objetivo demonstrar os conceitos sobre Mercado Financeiro e de Capitais, considerando a questão das Corretoras.
2.1 CONCEITOS E OBJETIVOS
As corretoras são instituições financeiras constituídas sobe a forma de sociedade anônima ou limitada que realizam operações de compra e venda de ações e outros ativos da Bolsa, proporcionando-lhes negociabilidade adequada