Tcc academia - sistemas da informação
Maykon André, Thiago José.
Mercado Financeiro e de Capitais
Sociedades Corretoras
Da
Bolsa de Valores
Trabalho requerido pelo Professor Nilson Ximenes da matéria de Mercado Financeiro e de Capitais, do curso de Administração, da turma NA – 6º período, da Faculdade Joaquim Nabuco.
PAULISTA
2011
Sumário
1. Introdução
2. História da Atividade de Corretor
3. Sociedades Corretoras
4. Como são constituídas?
5. Quem as fiscaliza?
6. Administração das sociedades corretoras.
7. O que fazem as sociedades corretoras?
8. Objetivo
9. Os serviços prestados pelas corretoras
10. Responsabilidade das Corretoras nos Mercados de Valores Mobiliários.
11. Exemplos de Corretoras
12. Conclusão
13. Bibliografia
Introdução
Nos últimos anos disparou a quantidade de investidores interessados em buscar maior rentabilidade, tentando mudar sua alocação de recursos, aplicando- os de forma lucrativa e confiável. Sabe se que existem vários tipos de investimentos como: poupança, certificados de Depósito Bancário (CDB), fundos de investimento, tesouro direto, outras moedas, imóveis, ouro, ações e etc.
Desses tipos de investimento, muito se ouve falar nos últimos tempos é o investimento em ações, ações essas que nada, mas é do quê a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais, sendo o capital social o investimento dos donos na empresa, ou seja, o patrimônio da empresa, esse dinheiro compra máquinas, paga funcionários etc. O capital social, assim, é a própria empresa. São emitidas pelas companhias abertas podem ser convertidas em dinheiro a qualquer momento (desde que haja procura no mercado), por intermédio de uma Sociedade Corretora, através da negociação em bolsa de valores ou no mercado de balcão.
É através das sociedades corretoras que as ações podem ser negociadas na bolsa de valores. No Brasil, não se pode operar diretamente