Crescimento Econômico
O Crescimento Econômico do Brasil e a Metodologia de Executive Search Vivemos um momento extremamente favorável no mercado global econômico e não há como negar que o Brasil vive a sua melhor fase. Mudanças estruturais da economia mundial e reformas econômicas implementadas no Brasil a partir da metade da década de 90 permitiram que nosso crescimento mais do que dobrasse desde 2004 e, em 2010, fosse o maior em 25 anos. O Brasil mudou e com certeza para bem melhor. A estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 4,5% de acordo com pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é uma nova demonstração de que a economia brasileira está em expansão e saiu fortalecida após a crise econômica mundial de 2008 e 2009.
A volatilidade do crescimento econômico do país diminuiu, ou seja, o tradicional sobe e desce, deu lugar à maior estabilidade na trajetória de expansão econômica. Segundo a projeção mais recente do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil alcançará este ano a sétima posição de maior economia mundial.
Com todo este crescimento econômico pujante, o estímulo e a busca quanto à qualificação dos profissionais, tem sido crescente, uma vez que, em um mercado competitivo, apenas os melhores terão destaque, sobretudo em um país como o Brasil, que exige uma alta performance do executivo no tocante à logística das operações, uma vez que ainda temos como cenário atual: a ineficiência operacional.
Não apenas os grandes centros das capitais brasileiras tem sido o foco dos executivos, mas também, temos observado que as cidades do interior tem despertado a atenção de profissionais que querem mostrar o seu trabalho em operações das empresas que estão em crescimento e conseqüentemente podem construir uma carreira com foco na gestão dos processos corporativos. Evidentemente o salário nestes centros é menor, por outro lado, o custo de vida é menor que os grandes centros