Psicologias Senso comum e Cientifica
A psicologia do senso comum é aquela do famoso ditado popular que diz: “De psicólogos e loucos, todos temos um pouco”.
Na maioria das vezes nos colocamos na posição de psicólogos, quando damos conselhos aos nossos amigos e parentes, dizendo o que achamos o que é certo ou errado. Quando estamos fora do problema conseguimos enxergar melhor os meios de resolução do que quando estamos dentro do problema, ai tudo fica mais difícil. Mesmo não sendo formados, usamos métodos que aprendemos com a vida ou passadas por nossos antepassados que muitas vezes dão certo, mesmo que a ciência não aceite.
O conhecimento nesse caso trata-se de um senso comum, onde todos o tem, para facilitar as coisas do cotidiano, e é uma tentativa de facilitar o dia a dia que o senso comum produz suas teorias. Teorias essas que são livres e passam de geração em geração.
Apesar de conhecermos muito essa área do senso comum, a psicologia é uma ciência dentro de qualquer área que ela atue, nela se trabalha o sujeito e não a doença, com o olhar mais humanizado do que as outras ciências.
Dentro de sua diversidade, penso que cada um tem uma visão do mundo e uma maneira diferente de lidar com os conflitos e quebrar os paradigmas existentes, e esse é o papel que cada profissional vai desempenhar quando a profissão traz sofrimento ao individuo. Eles sofrem por estudar o ser humano, mas estão aptos a isso.
Todo esse preparo se enquadra na subjetividade da psicologia, aos poucos vão se moldando ou promovendo novas fórmulas de aprendizado junto a sua dificuldade do cotidiano com cada novo ser.
Faculdade Pitágoras
Carla Sútil
Myrella Thompson
Pedagogia
1º P; 1ºA noturno.