MUDAR É PRECISO
INTRODUÇÃO
Quando dizemos que um seguimento ou setor de Rochas ornamentais está em desarticulação, buscando o entendimento no siguinificado da palavra, podemos dizer que esse setor estaria se desmantelando, ou até mesmo virando pó, algo precisava ser feito.
O número dessas empresas registradas junto ao Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro - DRM, órgão responsável pelos serviços de registro, orientação, acompanhamento e fiscalização das atividades de extração mineral no Estado, é de 178. O próprio DRM, porém, estima que existam em torno de outras 100 empresas atuando na clandestinidade na região, totalizando entre 270 a 300 empresas. A quase totalidade das empresas caracteriza-se pelo micro porte (receita anual bruta inferior a R$ 700 000,00); baixo nível de qualificação gerencial e técnica; baixo nível tecnológico e baixo nível de agregação e cooperação podendo-se até mesmo ressaltar como elemento de significativa importância a competição predatória instituída que tem levado os preços das rochas a valores tão baixos que já comprometem a sobrevivência de várias empresas. Somado a isso, não existem políticas públicas para o setor seja em âmbito municipal, estadual ou federal. Neste trabalho, a esse conjunto de empresas denomina-se 'negócio de rochas ornamentais' (Villaschi Filho, Arlindo, Magdala Pinto, Míriam Arranjos Produtivos e Inovação Localizada: o caso do segmento de rochas ornamentais no noroeste do Estado do Rio de Janeiro,Disponível em http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES)
O fato de estar no mercado há muitos anos, não siguinifica esta apto, ou preparado tecnicamente, no quesito de padrões internacionais de mercado ou no quesito humano,no que diz a respeito da formação e qualificação dos funcionários desse seguimento pouco ou nada é feito.
DESENVOLVIMENTO