TRABALHO
INTRODUÇÃO
Há 50 anos, houve a inauguração da televisão no Brasil, e a partir de então, com o aumento gradativo de sua importância, público e versatilidade na sociedade, ela hoje firma-se como o meio de comunicação de maior influência nos costumes e na opinião pública. Através deste objeto de estudo, será analisado, argumentado e questionado neste trabalho as diversas vertentes, contradições, defesas e qualidades da Televisão, sob a orientação literária de Arlindo Machado, autor do livro A Televisão levada a sério. Será realizado o exame desse fenômeno midiático e o seu papel positivo dentro da cultura, a análise como dispositivo audiovisual e também como veículo de comunicação. Serão apresentados intelectuais como Theodor Adorno e Marshall McLuhan, os quais influenciaram no estudo sobre a televisão, através de teorias e análises na busca por um conceito.
Neste ínterim, serão questionados temas como o fenômeno da banalização mediante o pré-conceito formado por aqueles que não possuem conhecimento, ou senão, aqueles que seguem teorias tendenciosas sem fundamento do que qualifica e caracteriza a televisão, em suas várias dimensões de estudo, tornando-a inferior, desfavorável e desnecessária, sem dignidade para obter qualificação ético-estética como o cinema, a música, ou a literatura. . O autor do livro estudado defende a idéia de que, levar a televisão a sério é reconhecer que ela é e será aquilo que fizermos dela. Ainda segundo ele, quando decidimos o que vamos ver ou produzir ou quando vamos discutir determinadas políticas de comunicação, (apoiando ou não) estamos assim contribuindo para a construção de um conceito e uma prática de televisão. (MACHADO, 2000).
Este trabalho se caracteriza por analisar a televisão com foco no seu conteúdo, no conjunto dos trabalhos audiovisuais que ela