Microeconômia
Parte 1
Caracterizar o mercado selecionado para estudo:
1. Identificar os objetivos de troca (Bens e servi´cos)
O mercado de investimentos no Brasil é composto por empresas que operam através de corretoras investimentos que fornece produtos e serviços oferecidos pelo mercado financeiro. A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e a BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) são os principais órgãos que disponibilizam esses produtos, e as corretoras possuem como função a intermediação.
Além dos produtos tradicionais disponibilizados através da intermedicao com a BM&F e a Bovespa, as corretoras de investimentos também oferecem serviços especiais para os seus clientes, dentro os serviços especiais entram o aluguel de ações, as operações estruturadas, os financiamentos e os relatórios de análise elaborados pelos economistas e analistas da empresa.
2. Identificar os compradores e vendedores
3. Caracterizar os locais de encontro para negociação
4. Descrever a abrangência geográfica do mercado
5. Avaliar as formas de organização das transações entre compradores e vendedores
6. CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO
1.1 HISTORICO DA EMPRESA, SEUS RECURSOS E RESULTADOS
1.1.1Histórico
A XP iniciou a sua atuação em 2001 em Porto Alegre, como um escritório de investimentos. Uma empresa de agentes autônomos de investimentos. A primeira sede da empresa estava localizada na Florêncio Ygartua, uma sala de 40m2 que era acoplada apenas por uma sala de clientes. A empresa começou com três sócios, sendo um dos sócios uma menina de 21 anos.
A idéia sempre foi montar uma empresa de investimentos voltada para pessoas físicas, mas na época o cenário não era dos mais atrativos: juros elevados, instabilidade política e crises internacionais. A cultura do Brasil não era o de investir em bolsa, a empresa tinha um grande desafio pela frente. Com essa fotografia a empresa decidiu que sua estratégia seria Educar. Em 2002, a bolsa brasileira