Matrizes
Aluno(a):
Professor:
Período:
2014
Assunto:
Matemática II
Assunto:
Matrizes
Unidade 3: Matrizes
Introdução
Para designar com clareza certas situações do nosso cotidiano, é necessário formar tabelas cujos seus elementos se apresentam ordenadamente em linhas e colunas. Essas tabelas são chamadas na matemática de Matrizes. Para termos ideia dessa importância, basta saber que o que vemos na tela de um computador é uma enorme matriz, e que cada valor guardado nas linhas e colunas da matriz representa um ponto colorido mostrado na tela e denominado de pixel.
Observe abaixo, na figura 1, a mesma imagem mostrada em três diferentes resoluções. A matriz usada para guardar os pontos que compõem a primeira imagem tem apenas 27 linhas e 33 colunas, enquanto a matriz usada na terceira imagem tem 1645 linhas e 2008 colunas.
Figura 1
Atualmente são muito utilizadas as resoluções de imagem de 600 800 (600 linhas, 800 colunas) ou 768 1024 (768 linhas, 1024 colunas) nos monitores de computador.
Outro exemplo:
A tabela a seguir representa as notas de três alunos em uma etapa:
Alunos
Matemática
Química
Física
Biologia
A
8
7
9
8
B
6
6
7
6
C
4
8
5
9
Se quisermos saber a nota do aluno B em Física, basta procurar o número que fica na segunda linha e na terceira coluna da tabela.
Vamos agora considerar uma tabela de números dispostos em linhas e colunas, como no exemplo acima, mas colocados entre parênteses ou colchetes:
ou
Em tabelas assim dispostas, os números são os elementos. As linhas são enumeradas de cima para baixo e as colunas, da esquerda para direita.
Tabelas como essas na matemática são denominadas matrizes. Vamos formalizar uma estrutura algébrica para as matrizes, ou seja, definir a representação, igualdade e operações com elas.
Matriz
Chama-se matriz do tipo (lê-se “m por n”) toda tabela de números dispostos em linhas e colunas. Tal tabela deve ser representada entre parênteses ,