trabalhos
Enquadramento: a transmissão de dados na camada física significa mover bits na forma de sinal (elétrico, eletromagnético, óptico etc...) de uma fonte até o destino.
Um mecanismo denominado byte stuffing é usado para evita confusões quando o próprio caractere no meio de dados úteis
Controle de erros são denominadas códigos corretores de erros e se dividem, basicamente, em: códigos de blocos, códigos cíclicos e soma de verificação.
Códigos de blocos: Nele, a mensagem é dividida em blocos com k bits, chamados palavras de dados. A esses blocos são adicionados r bits de redundância, de modo a gerar um bloco com comprimento n = k + r, que corresponde à palavra-código.
Códigos cíclicos: Corresponde, resumidamente, a um código de bloco linear com uma propriedade adicional: quando se realiza um deslocamento cíclico numa palavra-código, outra palavra-código é obtida.
Soma de verificação: Na soma de verificação, a redundância introduzida corresponde à soma dos números que estão sendo transmitidos. Quando a mensagem chega ao receptor, esta soma é recalculada e confrontada com o resultado que se encontra no campo soma de verificação. Se os valores não coincidirem, algo de errado pode ter acontecido ao longo da transmissão.
Quando um grupo de bits é corrompido por um erro indetectável, isso significa que a camada de enlace vai “achar que está tudo bem”. Assim, os bits serão repassados às camadas superiores. Normalmente, alguma das camadas superiores realizará novas verificações até que o erro seja identificado.
Se um erro for detectado, mas não puder ser corrigido, o protocolo da camada de enlace de dados vai, provavelmente, descartar o grupo de bits corrompido e, de alguma maneira, solicitar um reenvio ao transmissor.
O controle de fluxo refere-se a procedimentos usados para restringir a quantidade de dados que um transmissor envia para um receptor, enquanto o primeiro aguarda o recebimento de uma confirmação de transmissão bem-sucedida que o segundo