A didática e a necessidade da formação docente
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: DIDÁTICA
PROFESSORA: MARA LEITE SIMÕES
ALUNA: ADRIELE VIEIRA DE LIMA PINTO
Comentário texto 2: A didática e a necessidade da formação docente
Toda evolução é fruto do desvio bem-sucedido cujo desenvolvimento transforma o sistema onde nasceu: desorganiza o sistema, reorganizando-se. As grandes transformações são morfogêneses, criadoras de formas novas que podem constituir verdadeiras metamorfoses. De qualquer maneira, não há evolução que não seja desorganizadora/reorganizadora em seu processo de transformação ou de metamorfose (MORIN, 2003, p. 82).
A necessidade de se preparar para as novas conformações do mundo se faz quase que obrigatoriamente e nos impulsionam a adentrar a um novo espaço sócio-econômico.
Esta nova configuração de mundo só foi possível a partir das diversas transformações ocorridas desde as primeiras relações humanas. Estas relações deixam marcas evolutivas e num processo dialógico desorganiza e reorganiza a sociedade.
Estamos passando por um novo ajustamento social, isto implica dizer que todas as áreas relacionais também passam a sofrer modificações. Como exemplo, podemos citar a área econômica que passou pela cultura de subsistência, a pré-industrialização, a industrialização e encontra-se atualmente instalada na pós-industrialização. Na educação, focando mais especificamente o texto, nos encontramos em um novo rearranjo metodológico que tenta por sua vez acompanhar a evolução tecnológica.
Nos anos 1970, o desenvolvimento da informática provocou um extraordinário desenvolvimento da capacidade de produção social com aperfeiçoamento da comunicação e no armazenamento de informações. Estabelecemos a partir dai a
“democratização das informações”. Uma ferramenta preciosa, dentro do vasto campo das tecnologias (CAMPOS e MIRANDA; 2005).
Conseguindo ultrapassar o desvio bem-sucedido, passamos para a primeira