didática
INTRODUÇÃO
Este artigo está voltado para a utilização da didática em sala de aula, uma vez que a mesma facilita o processo de ensino-aprendizagem, onde o professor tem a oportunidade de planejar suas estratégias e aplicá-las de acordo com as necessidades de seus alunos.
Percebe-se que a didática passou por um processo de adaptação, sendo considerada uma ferramenta essencial em sala de aula e na formação do educador, porque o auxilia a planejar, criticar, avaliar e adaptar suas ações à realidade em que encontra-se inserido. Devido à evolução no que diz respeito a percepção de conhecimentos, certifica-se de que ela não pode faltar em hipótese alguma na prática educacional, bem como na utilização dos meios pedagógicos, em pesquisas e por fim na avaliação. Desta forma, afirma-se que o principal objetivo deste trabalho é ressaltar a importância da prática e da teoria em sala de aula, partindo do princípio que a didática e o planejamento caminham juntos, tendo uma relação recíproca e possibilitando ao aluno condições de expor suas impressões pessoais, servindo de motivação para que estejam em constante busca pelo saber.
DESENVOLVIMENTO
Para que ocorra um melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem, é preciso conhecer e compreender os elementos fundamentais que fazem parte desse processo.
No entanto, percebe-se que muitos educadores não utilizam procedimentos pedagógicos eficazes, embora tenham conhecimentos dos conteúdos, não se preocupam em transmitir esses conhecimentos, aos seus alunos, de forma que possibilite a aprendizagem dos mesmos. Nos últimos anos, resultados provenientes de pesquisas, relatam que a educação não alcança os objetivos esperados, comprometendo o ensino e a formação de professores que recorreram a curso de graduação com má qualidade.
Sabe-se que muitos cursos superiores não tem competência o suficiente para a preparação de um