Didatica
Nossa espécie, o ser humano, é de animais que vivem em sociedade toda a sociedade tem um líder. (Ex: as formigas têm a abelha rainha, o lobo tem o líder da matilha) Mas o líder não é qualquer um. A Didática, como disciplina de formação pedagógica, tem sido oferta nas instituições de ensino, nos cursos de especialização, mestrado, adequando-se às diferentes áreas do conhecimento: didática do ensino jurídico, didática das matemáticas, didática da educação física, entre outras. O que vem a ser a Didática? Um campo da Pedagogia que focaliza a atividade do professor? Um método de trabalho em sala de aula? Um campo instrumental da atividade docente? As questões são muitas, como diversas são as de Didática, a exemplo de Libâneo (1991), Candau (1991), Godoy (1998), Santanna (1989), Morrisa (1972), Castro (1981), Cunha (1989), García (1994), Veiga (1996), os quais tratam do tema sob diferentes pontos de vista, e nos remetem a uma série de outras reflexões presentes no contexto didático-pedagógico.
Didática
A didática envolve a arte (maneira) de ensinar ou instruir. O grande desafio do Líder é estabelecer a mediação entre sua bagagem teórica e sua prática. A didática é como se fosse uma ponte entre a teoria e a prática. Cuja função é promover a integração entre esses dois pilares estreitamente ligados (teoria e prática). Como toda ciência, a Didática é aberta às novas descobertas que enriquecem o saber humano. Assim, a Didática contemporânea faz ver ao educador certos conceitos novos, ou novas abordagens desses conceitos, por isso é sempre importante para o educador estar se reciclando, enriquecendo-se. A instrução é um conjunto de eventos planejados pelo professor com o fim de iniciar, ativar e manter a aprendizagem.
Em tempos de internet e dos avanços das novas tecnologias, A didática não poderá se limitar-se apenas ao ensino de meios e mecanismo. Muito mais que uma postura passiva, deverá revelar-se como um modo crítico de desenvolver uma prática