Atps etapa 04
Administrar e trabalhar em uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o
exercício das funções básicas de como planejar, organizar e controlar.
As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e da
consequência das mudanças no contexto socioeconômico, requerem habilidades
humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
Abordaremos neste tema as ferramentas principais que ajudarão o individuo e o grupo como um todo em questões relacionadas à percepção, comunicação, inovação e a importância de uma liderança eficaz e eficiente, onde o sucesso só virá se todos dentro do sistema trabalharem focando um objetivo comum.
Capítulo 4:
Percepção e comunicação dentro da organização
Definição de percepção:
O processo perceptivo é usado para prestar atenção, selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao redor de um individuo, através dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Entretanto a percepção não é necessariamente igual à realidade, sendo que duas pessoas podem ser apresentadas a um mesmo objeto e perceber coisas distintas sobre ele. Este é um dos motivos pelo qual um individuo tem pensamentos, sentimentos e ações diferentes do outro. A percepção pode ser vista como um filtro por onde as informações passam antes de causar algum efeito sobre a pessoa.
Definição de comunicação:
Comunicar significa, basicamente, tornar uma informação comum a todos. Mas além de transmitir significação é procurar respostas do receptor, pois qualquer fonte de comunicação interage com o propósito de influenciar e/ou persuadir o seu receptor para obter uma resposta ou efeito (feedback).
É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências. Usamos a linguagem para pedir ou transmitir informações na maior parte do