Atps etapa 04
Para que as organizações operem adequadamente devem possuir um planejamento adequado e que seja devidamente controlado. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados.
O controle interno é uma função da gestão administrativa e consiste em verificar o desempenho de pessoas, dos departamentos, das oportunidades e execuções, auxiliando as empresas nos planos elaborados para atingir as metas e objetivos. Sendo assim, é preciso saber qual é o objetivo a conquistar, comparando os padrões e resultados definidos.
Serve também para padronizar o desempenho, a qualidade de produtos e serviços, proteger bens organizacionais, limitar a autoridade exercida e avaliar o desempenho das pessoas.
Neste trabalho, falaremos sobre o controle como uma função administrativa, seus conceitos básicos, os tipos de padrões, as medidas de resultados, sua interpretação e ação corretiva.
A Função Controle
Os controles administrativos são instrumentos que auxiliam o administrador a desenvolver bem os processos compreendidos em sua gestão, também podem assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos no planejamento.
Assim como a organização, a palavra controle pode assumir vários significados em administração.
Trataremos do controle como função administrativa, ou seja, o controle como última etapa do processo administrativo, destacando-se como a quarta função, após o planejamento, a organização e a direção.
São algumas fases do controle:
*Estabelecimento de padrões e critérios. Os padrões representam o desempenho desejado, enquanto os critérios e as normas guiam as decisões. São os parâmetros que proporcionam meios para se definir o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado será aceito como normal ou desejável. São os objetivos que o controle deverá assegurar, seja