Sujeitos da evangelização na América latina
EVANGELIZAÇÃO
SUJEITOS DA EVANGELIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA – RESUMO. Profª. Prª. Sângela Elena Paulo de Oliveira
Nome: Luiz Carlos Pinheiro Machado Série: 1ª Data da entrega: 22/03/2014 Introdução: O povo pobre e explorado, sem perspectivas de melhorar a vida na América Latina começa a ver novos horizontes com o crescimento e desenvolvimento dos países, possibilitando maior acesso à educação, a saúde; muita coisa tem melhorado, mas muita coisa ainda a por fazer, dentre elas maior empenho na evangelização, onde tem se destacado o papel da mulher no ministério, mesmo estando nossos modelos atuais orientados aos homens, estes devem ser revistos para que se afirmem e fortaleçam os dons e as perspectivas que tragam as mulheres à ocupação teológica e ministerial.
Mesmo sem admitir as igrejas excluem por definição às pessoas pobres, os indígenas e os afros, as novas minorias. Os pobres pela falta de uma educação formal que os capacite a optar pelos programas oferecidos e a falta de recursos financeiros para custear seus estudos teológicos. Mesmo a grande maioria das igrejas evangélicas sendo pobre, como também a maioria dos pastores e lideres de tais igrejas, implica fazer mudanças fundamentais, outros planos de educação teológica que lhes possibilite começarem sem uma educação formal adequada e sem possuírem os meios para conseguir as ferramentas consideradas básicas para uma educação teológica formal, tais como roupa “decente”, livros, lápis, apostilas, transporte, etc.
Mesmo após mais de quinhentos anos da chegada dos europeus trazendo consigo os escravos africanos, não sabem, os de sangue europeu e mestiços, o que fazer em relação aos povos nativos e afros. Sendo até hoje seus descendentes marginalizados de nossa vida nacional e muitas vezes de nossa vida eclesiástica. A sua evangelização deve levar em conta suas necessidades e os diferentes aspectos de suas comunidades, sem