Verdade
Capítulo 9
Página 117
1- Que relação o autor estabelece entre conversação e democracia?
R: Conversação é algo que lhe dá razões para debater, mas sempre questionando a verdade. Já a democracia se baseia na igualdade, de que por podermos “raciocinar”, somos capazes de falar a verdade e argumentar sobre ela.
2- O que significa dizer que a razão funciona dentro de nós e entre nós?
R: Dentro de nós significa ser convencido pela razão, e entre nós que devemos acreditar nas argumentações alheias.
3- Releia o tópico que fecha o capítulo “A verdade como horizonte” e relacione a ideia de verdade com a frase do autor: “a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida”.
R: Ambos dão a ideia de que nada melhor é do que várias mentes raciocinando juntas, pois assim surgirão várias verdades e por meio disso alcançarão a razão.
Página 118
1- Quais são as principais características do conhecimento intuitivo?
R: Imediato, Individual, Instinto e Percepção.
2- O que é conhecimento discursivo? Dê exemplos diferentes dos já citados.
R: É tudo que se pode ver que é real, mas é algo indefinido. Diferente da intuição, que não precisa ser visto. Exemplo: Quando vemos um cinzeiro, podemos ter a imagem dele, automaticamente o visualizamos mentalmente de forma concreta e particular, porque se refere ao cinzeiro especificadamente.
3- Leia a citação de George Kneller e explique o que se ganha e o que se perde com a abstração.
“A ciência elimina a maior parte da aparência sensível e estética da natureza. Poentes e cascatas são descritos em termos de frequências de raios luminosos, coeficientes de refração e forças gravitacionais ou hidrodinâmicas”. (George F. Kneller. A ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. p. 149)
R: A ciência ganha, a vida perde.
4- “O filósofo é crítico, embora não seja cético. Não desespera da verdade, mas recusa todas as certezas, considerado-as provisórias e