VERDADE
VERDADE
CINTIA MIGUEL DA SILVA
RA: 0087611587
SÃO PAULO
2015
VERDADE
O Estudo em questão tem como o objetivo de explanar sobre a verdade segundo Sócrates e Nietzsche, discorrer um pouco sobre o que eles pensavam a respeito.
Sócrates acreditava no interior das coisas e das pessoas, ele afirma que o conhecimento da nossa alma revela o que há de verdade dentro de nós, ou seja, a nossa essência, pois Sócrates fala que por este caminho vai dar certo através de um método que ultrapassa a visão que temos em relação à aparência do ser humano, para poder chegar ao seu objetivo em si, conhecer a verdade adequando assim a nossa mente com a mesma, enxergando a pessoa pela sua essência do jeito que tem que ser.
Entretanto para Nietzsche, quem está no poder é o que dita à verdade. Pois ele afirma que “A verdade é o triunfo do ponto de vista dos mais fortes”, ou seja, para Nietzsche a verdade daqueles que não tem condições (digamos assim) não interessa, porém aqueles que têm o poder aquisitivo superior daqueles que não tem, é o que vale. Sendo assim para Nietzsche que basta é viver e que o resto morra.
Enfim, que podemos parar com essa mania horrível de julgar as pessoas seja ela pelo seu modo de falar, ser, agir ou pensar, porque isso dificulta enxergarmos realmente a verdade de cada um, dando a importância do seu interior e não do seu exterior, que não nos importemos somente em vivermos, pensar que o resto seja somente o resto, mas o que importa mesmo é a essência do qual se revela a verdade.