Marketing II
Aluna: Glace Braga Gomes da Silva R.A: 11150690
Curso: Publicidade e Propaganda Semestre: II Turma: Noturno
Bases de segmentação – Melissa.
A Melissa foi criada em 1979, introduzido no mercado brasileiro pela Grendene. (fundada em 1971) e é um produto voltado para o público feminino. Os irmãos Pedro e Alexandre Grendene resolveram arriscar no investimento de calçados de plásticos, depois de algumas tentativas frustradas, lançaram a marca Melissa com seu primeiro modelo a Aranha (que existe até hoje, porém remodelada). O sucesso foi surpreendente, na média de 60 dias alcançaram aproximadamente 200 mil pares e atingindo vendas de 25 milhões de unidades em um único ano.
Aproveitando esse sucesso, inovaram o modelo Aranha (1982) para um ar mais rock, retirando a fivela e substituindo por um cordão que se prendia ao tornozelo e assim, fez um enorme sucesso pelas mulheres brasileiras.
Ainda não satisfeita com o sucesso, a Melissa lançou a primeira Melissinha (voltada para o público infantil) em 1984, apostando nos personagens fortes e marcantes como os personagens da Disney utilizando o apelo emocional trazendo nos calçados, algumas características do universo infantil.
Melissa então virou uma das principais influenciadoras do plástico ter se tornado um item de maior valor agregado na transformação da moda adulta e infantil, no Brasil e no mundo (distribuída para mais de 80 países).
Nos dias de hoje, a Melissa é bastante consumida pelo público feminino em geral e tem o seu objetivo inicial alcançado com sucesso, que é “o plástico como opção” proporcionando emoções diferenciadas em cada uma das suas linhas, com inspirações em artes plásticas, arquitetura, música, fotografia e de tantos outros universos, sempre buscando referencias para cada vez mais se inovar. Colocando em uma só marca, todos os estereótipos de mulheres (feminina, sexy, pop, original, refinada, curiosa, inusitada, lúdica, otimista, bem-humorada,