ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING II
Nos dias atuais e diante das mudanças que ocorrem constantemente no campo da comunicação, com o aumento da exigência por parte dos clientes e das inúmeras possibilidades que surgem nesse setor, destaca-se à necessidade de compreender o trabalho da comunicação de forma mais ampla.
Kotler (1998, p. 620 e 621) aponta as principais etapas envolvidas no estabelecimento de um programa de marketing de relacionamento:
Figura 01:Etapas estabelecimento de um programa de marketing de relacionamento
Fonte: KOTLER (1998, p. 620 e 621)
No item Identificação de clientes, enfatiza-se a atenção especial. A empresa pode escolher os cinco ou dez maiores clientes e designá-los para marketing de relacionamento. Podem ser acrescentados outros clientes que mostrarem crescimento excepcional. Designação de um gerente de relacionamento habilitado a cada cliente-chave. O vendedor que atende um cliente- chave deve receber treinamento em marketing de relacionamento. Desenvolvimento de uma clara descrição das tarefas dos gerentes de marketing de relacionamento. Devem ser descritos seus objetivos, responsabilidades e critérios de avaliação. O gerente de relacionamento é responsável pelo cliente e deve ser o ponto central de todas as informações sobre o mesmo e também o mobilizador dos serviços da empresa para o cliente. Cada gerente de relacionamento terá que administrar apenas um ou alguns poucos clientes. Indicação de um gerente-geral para supervisionar os gerentes de relacionamento. Esta pessoa deverá desenvolver descrições de tarefas, critérios de avaliação e recursos de apoio para aumentar a eficácia dos gerentes de relacionamento. Cada gerente de relacionamento deve desenvolver um plano em longo prazo e um plano anual de relacionamento com o cliente. O plano anual de relacionamento deve definir objetivos, estratégias, ações específicas e recursos necessários.
Etapa 01.
A empresa estudada é a Lola Calçados Ltda - ME,