EDJANE AP II
Campus: Campus Virtual
Curso: Farmácia
Aluna: Edjane Rocha Oliveira dos Santos
RGM: 15193853
Atividade: Bioestatística
Tutor: Jorge Rivelino
TOPOGRAFIA DE DOENÇAS INFECCIOSAS
A tabela expõe os níveis de infecções adquiridas pelos idosos em um determinado período de tempo, internados em hospitais. Possui uma amostra de 76 idosos hospitalizados, sendo que as infecções de maiores relevâncias foram Infecção Respiratória (27,6%), Infecção do Trato Urinário (26,4%) e Infecção do Sítio Cirúrgico (23,6%) totalizando (77,6%) dos idosos .
Esses dados contudo não são confiáveis, pois a amostra advêm de um lugar selecionado, já que o idoso hospitalizado possui mais tendência a ter comorbidades logo mais predisposição a infecções o que não ocorreria em uma amostra da população em geral. Assim conclui-se que no estudo em questão ocorreu um viés de seleção, pois a tendência desses pacientes hospitalizados é já possuirem histórico de doenças degenerativas tais como hipertensão, diabetes, sindromes demenciais, dentre outras. Essas infecções em especial a respiratória, a mais prevalente, devido a maior probabilidade do idoso permanecer restrito ao leito e em uso de fraldas, podendo vir a adquirir mais facilmente infecções como pneumonia, infecção de corrente sangüinea, infecções do trato urinário.
Além disso a amostra ainda foi pequena, o que pode acarretar em falsos resultados, pois o pequeno campo amostral predispõe a mais fatores de confusão.
A tabela em questão também não traz dados de comparação na literatura de estudos semelhantes, comprometendo a interpretação de significância estatistíca do apresentado no estudo.
Conclui-se então que infecção respiratória é a doença de maior predominancia quando se trata de pacientes idosos hospitalizados. Sendo assim o estudo se mostra relevante para medidas de prevenção primária e secundárias intra-hospitalar para a diminuição da mortalidade entre os idosos.