MANTOAN
CONSTRUTIVISMO
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho procuramos tratar sobre o construtivismo como corrente teórica que procura explicar o desenvolvimento da Inteligência humana, que acontece com a relação do indivíduo e o meio. Nessa corrente de pensamento inspirados das idéias de Jean Piaget, a escola toma outro corpo, com estruturas diferentes das escolas que todos estão acostumados presenciarem.
Defendido por uns e criticado por outros o construtivismo é mais uma das muitas formas de estudar e entender o funcionamento e o desenvolvimento da inteligência humana. Muitas escolas no mundo usam essa concepção para alfabetizar.
2. CONSTRUTIVISMO
Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do principio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
Esta concepção do conhecimento e da aprendizagem que derivam, principalmente, das teorias da epistemologia genética de Jean Piaget parte da idéia de que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
De acordo com AZENHA (1997, p.18) “A concepção piagetiana do funcionamento intelectual inspira- se fortemente no modelo biológico de trocas entre o organismo e o ambiente”
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.
A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo.
As escolas que usam o método construtivista têm características de estrutura diferentes das escolas que usam outros métodos.
As escolas que adotam o construtivismo como teoria a ser seguida