Sintese
Professora: Maria Edelvira de Castro
Aluna: Adriana Alves Correia Silva
Curso: 3º Pedagogia
Síntese
O livro “Inclusão Escolar”: O que é? Por quê? Como fazer? Escrito por Maria Tereza Mantoan, tem como objetivo leva-nos refletir sobre o desafio das diferenças nas escolas e que ainda existe um grande caminhos pedagógicos da inclusão para ser percorrido. Maria Tereza Mantoan, é uma pessoa muito sábia e em seu currículo ela coleciona vários título dentre eles; de mestrado, na área de Educação Especial, em 1987 e doutorado em 1991, também na área de Educação Especial, ambos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Campinas(Unicamp). Maria Teresa Mantoan luta para que todo aluno tenha direito absoluto de acesso à educação, no nível básico e superior.
No primeiro capítulo de seu livro ela relata sobre, “O que é” onde vai deixa claro e evidente como as coisas no mundo se renovam, e mudam-se. Através dessas mudanças surgi os paradigmas. Sendo assim fica a pergunta; O que é a inclusão escolar? Os paradigmas surgem através das mudanças de perspectivas, com isso muda também a forma de se ver a inclusão escolar.
Para haver inclusão dentro das escolas será necessário primeiramente mudar a forma de agir e pensar dos educadores, pois é muito fácil receber um aluno com dificuldades de aprendizagem na sua sala, o difícil mesmo e incluir aquele aluno na classe e assim procurar novas estratégias de alfabetização para atender as necessidades daquele aluno, inclusão não é simplesmente acolher o aluno e sim alfabetizar-lo, respeitando seus limites e dificuldades. As diferenças culturais, a cada dia fica mais explicitadas no nosso dia a dia, e isso mostra a necessidade que a escola tem em se adaptar a isso. A cada dia o mundo tem se tornado mais diversificado e democrático, mas a escola não é democrática. Infelizmente muitas vezes o que ocorre dentro das escolas é a