SINTESE
Interesse deste material
No contexto do plano de trabalho proposto para os postulantes aos trabalhos disciplinares, interessa que estes disponham das noções básicas para poder efetuar resumos e sínteses a partir de descrições. Interessa que os postulantes possam realizar resumos e sínteses tanto para o estudo e trabalho com cada um dos temas propostos, como para os informes finais que se requer para cada retiro.
Então oferecemos aqui umas breves explicações do que chamamos descrição, resumo e síntese, e um exemplo que ilustre os conceitos.
As descrições, resumos e sínteses são recursos auxiliares formativos e educativos. São práticas para ordenar o pensamento.
Descrição
É um relato, uma narração que reúne as características do tema, a matéria prima com a qual se realizará depois o resumo e a síntese. Por exemplo, o relato extenso da própria biografia, na prática de autoconhecimento, é uma descrição.
É conveniente ter em conta que toda descrição sempre se faz desde um certo ponto de vista ou de interesse. Assim, poderíamos descrever um objeto desde o ponto de vista físico, químico, estético, matemático, geométrico, etc.
Segundo mude o ponto de vista, o objeto se apresenta a nós de uma ou outra maneira (desde um ou outro ponto de vista). De maneira que pode haver distintas descrições de um mesmo tema ou objeto. Deste modo poderíamos mudar nosso posicionamento, nosso modo de ver o objeto, e não o objeto de estudo, segundo mudemos nosso ponto de interesse.
Resumo
É um encurtamento na exposição de idéias, buscando a economia de palavras, de recursos, sem que se perda o sentido da descrição.
Não muda a ótica. Exclui coisas, sem mudar nada. É o mesmo que o exposto, mas com menos extensão.
É um relato curto no qual não se perde a continuidade, a sequencia, o processo.
No resumo comprimo a descrição. Não se fixa um ponto de vista, senão que se reduz fielmente, se elimina o que na é substancial.