Física 3
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CATARINA
TRABALHO FÍSICA GERAL III
28 de novembro de 2014
Objetivos gerais: Estudar o movimento de materiais de ferrite, um magnetizado e outro desmagnetizado, sobre um plano inclinado de Alumínio.
Objetivos específicos:
-Obter a aceleração dos objetos;
-Determinar o coeficiente de atrito estético e cinético;
-Comparar os dois comportamentos;
-Comparar os resultados com a teoria.
Levantamento dos materiais:
-Ferrite magnetizado;
-Ferrite desmagnetizado;
-Plano de alumínio de 1,20m.
Descrição do experimento: O experimento consiste em liberar um ferrite para movimento em um plano de alumínio, variando-se o ângulo que esse plano faz com a superfície da mesa, sendo o ângulo crítico o menor deles.
Mede-se então o tempo que o objeto leva do ponto onde estava em repouso até as marcas de 10, 20, 30, 40, 50 e 60 centímetros.
Projeto do experimento:
Confecção do aparato:
Teoria:
1. FORÇA NORMAL
É uma força com módulo, direção e sentido de reação perpendicular à superfície de contato seja ela inclinada ou não. De acordo com a terceira Lei de Newton, toda ação tem uma reação. Ou seja, quando há o contato entre um objeto e uma superfície, essa responde à força de compressão com a força normal.
2. ATRITO
O atrito é uma força contrária e paralela ao movimento relativo entre duas superfícies que entram em choque. Não existe material totalmente livre de atrito, uma vez que sempre há irregularidades sobre uma superfície. Essa força, apesar de estar intimamente relacionada às superfícies, não depende da área em contato. Depende apenas da natureza dos objetos e da força normal. 2.1. ATRITO ESTÁTICO
A força de atrito estático é a força inicial necessária para que um corpo entre em movimento. Ou seja, é aquela que se opõe ao início do movimento entre duas superfícies.
2.1.1. COEFICIENTE DE ATRITO ESTÁTICO
Relaciona a força de atrito com a força de compressão existente entre