Física 3
Nome:
__________________________________
Nº ______
Turma __________
Física - 3º ANO
ELETROSTÁTICA – ELETRODINÂMICA
ELETROMAGNETÍSMO
Prof. Eng. Lauro L. Lupchinski
lauro@lupi.eng.br
Física – 3º Ano
Colégio La Salle São João
CAP I – ELETROSTÁTICA
“Eletrostática é o ramo da eletricidade no qual são analis adas as propriedades e as interações entre cargas el étricas em "repouso" em relação a um referencial inercial.”
1 – ELETRIZAÇÃO
No mundo atual, é praticamente inconcebível o dia-a-dia das pessoas sem eletricidade. Crianças e adultos usam a energia elétrica para as mais variadas atividades.
Dispositivos elétricos que utilizam pouca energia como relógios de pulso, calculadoras de bolso, rádios portáteis ou bastante energia como chuveiros, aparelhos condicionadores de ar, elevadores são corriqueiros. Mas antes de discutir sobre como determinar os valores das potências ou energias consumidas por aparelhos elétricos ou eletrônicos, é preciso conhecer a natureza da eletricidade.
1.1 - CARGA ELÉTRICA ELEMENTAR
A estrutura atômica mostra que os elétrons são as partículas que orbitam em torno do núcleo, onde se localizam os prótons e os neutrons.
Experimentalmente, conclui-se que as quantidades de carga elétrica do elétron e do próton são iguais em valores absolutos (módulo). A esse valor deu-se o nome de quantidade de carga elétrica elementar (e):
–19
e
1,6 10
C
No Sistema Internacional de unidades (SI), a unidade de medida de carga elétrica é o coulomb.
Convencionou-se, então, que a carga do elétron seria negativa e a do próton, positiva. Logo: carga do elétron = carga do próton =
Obs.: É usual o emprego de submúltiplos:
1 milicoulomb
1 microcoulomb
1 nanocoulomb
1 picocoulomb
–3
1mC = 10 C
–6
1 C = 10 C
–9
1nC = 10 C
–12
1pC = 10 C
Só para ter uma noção de quantidade, são necessários pouco menos de 6 quintilhões e 250 qu atrilhões de prótons para somar um total de 1C de carga elétrica.