Integração e Inclusão
FACIP – CAMPUS DO PONTAL
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: Aprendizagem e Educação Inclusiva
PERÍODO/SÉRIE: 5º período
TURMA: NOTURNO
PROFESSOR (A): Ms. Ana Beatriz da Silva Duarte
ANO/SEMESTRE: 2014/1º SEMESTRE
ALUNO (A): Jéssica Aparecida Dias
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna. 2003
Caracterize e diferencie os termos: Integração e Inclusão
De acordo com Mantoan os dois termos apresentam significados semelhantes,porém indicam situações de inserção diferentes.
No termo integração o aluno deve se adaptar ao meio escolar,já na inclusão a escola que se adapta as necessidades desse aluno.No caso da integração,os alunos com deficiência tem o direito de transitarem no sistema escolar,desde as classes regulares,ditas escolas comuns,que podem inserir esses alunos em classes onde estudem somente alunos sem deficiência ou em salas criadas para receber somente esses alunos com necessidades mais especificas ou até nas escolas de ensino especial,trata-se de uma inserção parcial,onde as trasnformações são superficiais.
Segundo Mantoan “A integração escolar pode ser entendida como o especial na educação, ou seja, a justaposição do ensino especial ao regular, ocasionando um inchaço desta modalidade, pelo deslocamento de profissionais, recursos, métodos, técnicas da educação especial às escolas regulares.” Já na inclusão o processo é totalmente o inverso do que ocorre na integração, na inclusão a escola sofre uma mudança radical para atender todos os alunos de forma igual,buscando atender as diferenças sem que haja discriminação e trabalha para que não haja exclusão de nenhum aluno desde o princípio da vida escolar. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades. (MANTOAN,2003).
Portanto é possível perceber que o que