Integração x Inclusão Escolar
CENILDA GONÇALVES SANTOS REZENDE
INTEGRAÇÃO X INCLUSÃO ESCOLAR
IPATINGA
2011
UCAM - UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
CENILDA GONÇALVES SANTOS REZENDE
INTEGRAÇÃO X INCLUSÃO ESCOLAR
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão.
IPATINGA
2011
INTEGRAÇÃO X INCLUSÃO ESCOLAR Cenilda Gonçalves Santos Rezende
RESUMO
Este estudo explora a compreensão das polêmicas que envolvem a idéia dos processos de integração ao processo de inclusão. Portanto tem como objetivo mostrar as diferentes maneiras de inserção no ensino regular e a necessidade de redefinição de alternativas e elaboração de estratégias de novas práticas pedagógicas que favoreçam a todos os alunos. Este artigo é pautado em embasamentos teóricos que descrevem alguns dados importantes sobre os paradigmas de integração e inclusão. Para tanto, será necessário destacar que diz MANTOAN (1988), PERRENOUD (2001), SASSAKI (2001), entre outros sobre o assunto. A investigação conta com a pesquisa bibliográfica como forma de apontar para a necessidade de maior reflexão crítica parte dos educadores, no que concerne ao direito de acolher e desenvolver um trabalho consciente, atendendo a todos sem distinção.
Palavras-chave: Integração. Inclusão . Escola . Diversidade
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo discutir os paradigmas educacionais que são usados frequentemente utilizados alternadamente como se significassem a mesma coisa. É útil esclarecer seus diferentes significados e que os que se dediquem a elas utilizem a mesma linguagem. O sistema de integração na escola denota situações de seleção e discriminação, pois nem