PROJETO DE PESQUISA
REALIDADE OU UTOPIA?
Daianne Pereira de arruda
Cachoeira de Pajeú - MG
Setembro/ 2015
dAIANNE pEREIRA DE aRRUDA
PROJETO DE PESQUISA: A INCLUSÃO ESCOLAR-
REALIDADE OU UTOPIA?
Cachoeira de Pajeú – MG
Setembro/ 2015
Nome do Projeto: “A Inclusão Escolar: Realidade ou Utopia”
Delimitação do Tema:
Verificar como vem ocorrendo o processo de inclusão de crianças com necessidades especiais ocorre nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada à Praça Coronel Antônio David, 35, no centro da cidade de Cachoeira de Pajeú, Minas Gerais.
Introdução:
Buscar alternativas que visam á inclusão escolar, com base no extermínio dentro do ambiente escolar, de todo e qualquer tipo de preconceito que possa ali se fazer presente, não é tarefa fácil.
Lutar contra o preconceito é uma decisão que precisa ser encampada pela coletividade, não é uma responsabilidade só de quem é descriminado.
Partindo do pressuposto de que o ambiente escolar é propicio á inclusão, deve-se propor em todas as atividades, o respeito ás diferenças. Só assim é possível afastar o fantasma do preconceito e dar início à formação do cidadão mais tolerante.
Ações que valorizam as diferenças étnicas e culturais, devem sim, fazer parte do dia-a-dia de todas as escolas e instituições. Mas não é tudo. É preciso que os alunos aprendam a repudiar todo e qualquer tipo de preconceito ou discriminação que sejam baseadas em diferenças culturais, racial, classes sociais, nacionalidade, deficiência física de qualquer natureza, idade ou preferência sexual, entre tantas outras.
Para propiciar o desenvolvimento de alguém é preciso ficar atento a toa e qualquer emersão. Trata-se de virar a escola ao avesso, pois só assim a instituição escolar poderá tornar-se inclusiva, acolhedora e aberta ás diferenças.
Não se tem receitas prontas para a construção de uma escola