INTEGRAÇÃO X INCLUSÃO
Se analisarmos a educação de um modo geral temos aspectos consideráveis que devem mudar, mas isso não acontece e só vem a piorar quando pensamos nas crianças com necessidades especiais. E para isso mudar temos que avaliar nossos conceitos,falamos em uma educação igualitária ,mas esquecemos de tratar cada sujeitos como um ser único de suas idéias, de seu contexto social e até suas necessidades .
E para que esse sujeito se complete o melhor lugar é a escola , sendo assim a escola não contribui para uma estrutura adequada para que essa criança se estabeleça como por igual na sociedade.
Pois bastante se fala em uma educação para todos,mas pouco se faz para que isso aconteça e isso não se refere apenas na parte estrutural mas também na capacitação dos professores com uma reflexão de que todos aprendem cada um a sua maneira.
O fato de estarem juntos e dizer que estão inclusas, não basta pois temos que pensar em considerações especiais, para não errar com essas crianças que precisam tanto do nosso apoio.
Temos que pesquisar, obter mas argumentos científicos que esclareça e também aprimore para novas tendências no âmbito de sala de aula. Que busquem outras expectativas para mudar essa concepção que muitas vezes nos remete a um trabalho repetitivo nos levando a um fracasso que nem percebemos.
Usando a inclusão como um paradigma para rever todos os conceitos até agora utilizados pode ir mais além para realmente começar uma nova visão de educação. As tecnologias estão avançando outras profissões mudam sua maneira de atuar e só o professor insiste em permanecer numa organização arcaica.
Portanto para analisarmos que idéia de inclusão e integração também estão sendo usadas de forma a mostrar que muitas vezes não acontece pois também não sabem o significado das palavras que visam mudar a educação.
Em certos casos tentam adaptar a criança a um ambiente que dizem integrá-lo mas muitas vezes acabam por fugir da normalização que ali se