macarrao ora pro nobis
Alim. Nutr., Araraquara
v.19, n.4, p. 459-465, out./dez. 2008
MACARRÃO ADICIONADO DE ORA-PRO-NÓBIS
(PERESKIA ACULEATA MILLER) DESIDRATADO*
Débora Regina da Cunha ROCHA **
Geraldo Antônio PEREIRA JÚNIOR **
Gilmar VIEIRA***
Lílian PANTOJA ****
Alexandre Soares dos SANTOS ****
Nísia Andrade Villela Dessimoni PINTO****
RESUMO: A utilização de alimentos alternativos para o combate à fome na população de baixa renda é assunto que tem recebido atenção no Brasil nos últimos anos. As hortaliças não-convencionais constituem uma alternativa para populações carentes por serem boas fontes de nutrientes, apresentarem fácil disponibilidade, além de baixo valor de mercado. Diante disso, o presente trabalho objetivou elaborar e caracterizar física, química e sensorialmente o macarrão tipo talharim com diferentes proporções de orapro-nóbis. O ora-pro-nóbis desidratado foi caracterizado quanto sua composição física e química, além de sua utilização do para elaboração das massas de macarrão tipo talharim com diferentes concentrações (1,0; 1,5 e 2,0%), estas foram submetidas a pesquisa de preferência e a formulação preferida foi avaliada quanto a aceitabilidade. O ora-pro-nóbis desidratado apresentou consideráveis teores de proteínas (22,93%), fibras (12,64%) e cinzas (18,07%).
Dentre as formulações testadas a de maior preferência, formulação com 2,0 % de ora-pro-nóbis, se destacou por apresentar maior conteúdo de proteínas, fibras e cinzas quando comparado com o macarrão convencional. Os resultados demonstram que o uso de 2,0% de ora-pro-nóbis desidratado no macarrão tipo talharim elevou os teores de proteínas, fibras e cinzas em relação ao macarrão convencional. Na avaliação sensorial, o macarrão com adição de ora-pronóbis foi aceito por apresentar índice de aceitabilidade de
92,0%. A utilização do ora-pro-nóbis na elaboração de vários produtos alimentícios contribuirá para aumento do seu cultivo, bem como para a melhoria da qualidade da dieta da população.