Hortaliça
Hortaliças não convencionais
Hortaliças não convencionais são aquelas presentes em determinadas localidades ou regiões e que exercem uma grande influência na alimentação de populações tradicionais. Compõem pratos típicos regionais, importantes na expressão cultural dessas populações. De modo geral, são hortaliças que em algum momento foram largamente consumidas pela população, e, por mudanças no comportamento alimentar, passaram a ter expressões econômica e social reduzidas, perdendo espaço e mercado para outras hortaliças. Diante disso, o resgate e a valorização dessas hortaliças na alimentação representam ganhos importantes do ponto de vista cultural, econômico, social e nutricional.
Quais são as hortaliças não convencionais?
Não existe uma lista fixa destas hortaliças, pois à medida que se vai conhecendo os costumes culinários mais interioranos de Minas Gerais e do Brasil, uma nova espécie é acrescentada a esta relação. Algumas dessas hortaliças são: almeirão-de-árvore, araruta, azedinha, beldroega, bertalha, capuchinha, cará-moela, chicória-do-pará, chuchu-de-vento, feijão-mangalô, inhame, jacatupé, jambu, maria-gondó, ora-pro-nóbis, peixinho, serralha, taioba, taro, vinagreira e outras mais. Para o cultivo, deve-se atentar para a adoção de práticas agrícolas conservacionistas. Assim, para o preparo do solo, devem ser realizadas aração e gradagem, efetuando-se o enleiramento, a formação de canteiro ou camalhões e a adubação de acordo com a necessidade de cada cultura.
Algumas hortaliças não convencionais
Almeirão-de-árvore (Cichorium intybus L. - Asteraceae)
Conhecido também como almeirão ou almeirão-domato. Possui folhas lanceoladas, com nervuras roxas ou verde-claras e sabor levemente amargo. Existe uma diversidade de tipos mantida pelos produtores e simpatizantes. Há variedades com folhas verdeclaras, repicadas ou lisas e arroxeadas. Recomenda-se o cultivo em períodos de temperaturas mais amenas. Adapta-se a vários