Hortaliças
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ/ CAMPUS CASTANHAL
AGROINDÚSTRIA 2013 A
HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS E ORGÂNICAS
Alunos: Arlo Helder
Carla Luana
Jamile Viana
Raniely Foro
Renato Medeiros
Castanhal/PA
Maio/2013
MEC-SETEC
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ/ CAMPUS CASTANHAL
AGROINDÚSTRIA 2013 A
CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA
HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS E ORGÂNICAS
Esse trabalho refere-se ao Trabalho de conclusão de módulo da disciplina de metodologia de pesquisa do curso de agroindústria do IFPA- Campus Castanhal.
Castanhal/PA
Maio/2013
Sumário
Sumário
INTRODUÇÃO
Os vegetais minimamente processados, ou as saladas prontas para consumo, têm tido crescente aceitação dos consumidores, particularmente nos grandes centros urbanos, por atenderem adequadamente aos requisitos contemporâneos de saudabilidade, praticidade e segurança. O setor de alimentos minimamente processados, em que os produtos são higienizados e cortados antes de chegar ao consumidor, tem crescido como um todo e se diversificado, abrangendo novos produtos, inclusive frutas. Como setor agroindustrial moderno e competitivo, os processadores dependem de inovação tecnológica e da adoção de sistemas de garantia de qualidade para a sustentabilidade do agronegócio.
Os meios de comunicação têm divulgado as vantagens da alimentação baseada em produtos orgânicos, o que vem contribuindo para aumentar o consumo destes alimentos. Entretanto o crescimento do consumo não está diretamente relacionado com o valor nutricional dos alimentos, mas aos diversos significados que lhes são atribuídos pelos consumidores. Estes significados variam desde a busca por uma alimentação mais saudável, de melhor sabor e qualidade, até a preocupação ecológicacom a preservação do meio ambiente (ARCHANJO et al., 2001).
De acordo