gastronomia da regiao sudeste
A culinária da região sudeste é bastante rica. Tanto as culturas de doces como comidas salgadas são bastante variadas e apreciadas no país inteiro. Sendo o sudeste uma das primeiras regiões brasileiras a se tornar populosa, e tendo em seu início, no mínimo, três culturas diferentes (índios, portugueses e negros) a formação cultural e também da culinária pôde contar com diferentes influências e se tornou bem heterogenia.
O Rio de Janeiro, por exemplo, tem como prato marcante a feijoada. O prato é um símbolo nacional, mas é bastante consumido no estado, o que o leva a ter uma forma própria de desenvolvê-la. A receita carioca inclui carnes salgadas (como carne-de-sol), folha de louro, várias parte de porco, cebola e uma laranja (para ajudar a deixar a feijoada menos salgada). Como cidade turística de grande população e variados gostos, ligado ao fato de, assim como São Paulo, ser muito industrializado, o Rio de Janeiro tem dentro do estado estabelecimentos que oferecem os mais variados tipos de comida. Quem busca uma boa refeição no Rio de Janeiro sem precisar gastar muito em restaurantes badalados pode explorar os vários pontos de rua que oferecem alguns dos pratos mais populares da culinária brasileira e universal, agora reunidos em um guia gastronômico.
Da típica feijoada aos "salgadinhos", passando pelos bolinhos de bacalhau e os internacionais hambúrgueres, o Rio oferece deliciosas e econômicas iguarias que contam com a adicional simpatia e o bom humor dos vendedores de rua cariocas.
Essas delícias da gastronomia foram reunidas em dois livros intitulados "Guia Carioca de Gastronomia de Rua" e um site, todos com autoria do diretor de documentários Sérgio Bloch.
Com uma obra cinematográfica dedicada ao que acontece nas ruas, Bloch conta à Agência Efe que a ideia do projeto surgiu quando dirigiu o curta-metragem "Na Boca do Povo", dedicado à comida que se prepara, vende e degusta em lugares públicos.
Daquele documentário de