CORROSÃO
Corrosão eletroquímica de metais
É a degradação de um metal, através de reações eletroquímicas, devido a sua exposição ao meio. Os metais são encontrados na natureza geralmente na forma de óxidos:
Exemplo:
Alumínio é encontrado na natureza na forma de Al2O3 (óxido de alumínio)
Ferro pode ser encontrado na natureza de Fe2O3 (óxido de ferro III)
Portanto, os metais sofrem corrosão na presença de oxigênio e umidade (corrosão atmosférica) para reverter ao seu estado como são encontrados na natureza (óxidos). Esse processo espontâneo é chamado de ciclo dos metais.
CORROSÃO ELETROQUÍMICA
Esquema comparativo admitindo o fenômeno corrosivo como um processo inverso ao metalúrgico.
FORMAS DE
CORROSÃO
CORROSÃO UNIFORME
Chapa com corrosão uniforme
A corrosão uniforme ou generalizada processa-se em toda a extensão da superfície, de modo a ocorrer perda uniforme de espessura. Esse tipo de corrosão ocorre devido à exposição directa do metal a um ambiente agressivo e à falta de um sistema protector.
Corrosão Localizada
- Ocorre quando o meio ou o metal não e homogêneo (sefeitos nos revestimentos protetores, ruptura local de uma película passivadora ou passivação incompleta, contato entre metais diferentes).
- Profundas
CORROSÃO POR PLACAS
A corrosão localiza-se em regiões da superfície metálica e não em toda sua extensão, então se formam placas com escavações muito profundas. Comum em metais onde ocorre passivação. Película se torna espessa e fratura. Exemplo carepa de laminaçao em aço carbono.
Chapa com corrosão em placas.
Corrosão em placas em chapa de aço carbono. O aquecimento do aço carbono a temperaturas situadas entre 575° C e 1370° C provoca a formação de uma camada de óxidos denominada carepa de laminação.
Este revestimento natural é, para muitos, sinal da existência de um ótimo revestimento de base para a pintura.
No entanto, esta ideia é equivocada.
Devido ao fato da carepa possuir coeficiente de dilatação diferente daquele do