Ló Uma Decisão Carnal
Ló era um verdadeiro filho de Deus [II Pedro 2:6-9]. Infelizmente, ele ilustrou a verdade de que os santos podem fazer decisões carnais e sofrerem grandes perdas.
Note os erros de Ló:
A. Ele se casou com uma mulher que não temia a Deus e teve graves conseqüências em sua vida como resultado dessa decisão.
B. Ele tomou decisões sem primeiro orar [Provérbios 3:5-6]. Diferente de Abraão, a Bíblia não menciona que ele tivesse muita comunhão com Deus.
C. Suas decisões foram baseadas somente em fatores mundanos [vers. 10], sem nenhuma preocupação das implicações espirituais [vers. 13]. Quando sua vida é explanada diante de nós, vemos que ele estava constantemente ocupado nos negócios deste mundo.
Vejamos o que Ló perdeu em razão de sua vida espiritual descuidada:
A. Ele perdeu a paz e a alegria de espírito [II Pedro 2:7-8].
B. Ele perdeu sua família. Sua mulher e alguns de seus filhos morreram quando Sodoma foi julgada. Suas outras duas filhas deram muitas evidências de que não conheciam a Deus.
C. Ele perdeu na sua influência. Não há evidências de nenhuma conversão em Sodoma. Até mesmo sua família não levou a sério as suas advertências espirituais [Gênesis 19:14].
D. Seus descendentes se tornaram uma maldição para o povo de Deus [Gênesis 19:36-38].
E. Ele caiu em pecados grosseiros [Gênesis 19:30-38].
F. Parece que ele foi corrigido por Deus [Gênesis 14], mas não tirou proveito disso, o que levou Deus a exercer uma disciplina mais séria de Gênesis 19.
G. Em geral podemos dizer, que enquanto a alma de Ló estava salva, sua vida foi perdida. Consideremos a importância de caminharmos em obediência com o Nosso Salvador.