Artigo Um olhar sobre a dislexia
EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PÚBLICA
Jandira Aparecida Souza
Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental
Alessandra Regina Auad
CEPAE – UFG
RESUMO
Este trabalho é uma revisão bibliográfica a respeito da dislexia, buscando encontrar respostas para as inquietações dos educadores diante dos problemas de leitura e escrita no cotidiano escolar. Um dos grandes problemas enfrentados pela escola é a dificuldade na leitura e escrita e que tem levado muitas crianças a abandonar os estudos por não conseguir superar essa dificuldade. O método adotado foi uma revisão de literatura, analisando livros da literatura bibliográfica, artigos, monografia e dissertações disponíveis na internet, publicados entre os períodos de 2001 a 2008. Foram utilizadas 16 obras que tratavam do tema proposto. A pesquisa foi realizada de junho de 2008 a maio de 2009. Espera-se que esta pesquisa sirva de subsídio para encontrar formas de ajudar as inúmeras crianças que sofrem com problemas de leitura, que pode ser dislexia, presentes no contexto de aprendizagem das escolas públicas brasileiras.
Palavras-chave: dificuldade - leitura e escrita - dislexia - educação pública.
INTRODUÇÃO
O que justifica este estudo é o interesse pelas dificuldades de aprendizagem, em especial a dislexia e a necessidade de um diagnóstico das crianças com problemas de leitura e escrita no cotidiano escolar para verificar se são disléxicas e encontrar formas de trabalhar com elas para que tenham sucesso em sua aprendizagem.
A dislexia é uma incapacidade parcial de a criança ler compreendendo o que se lê mesmo com inteligência normal como as outras crianças, sem problemas de audição ou visão, vindas de lares sem privação tanto de ordem doméstica quanto cultural. (MARTINS, 2001).
Sabendo que o objetivo principal de todo sistema de educação consiste nas competências da leitura e da escrita, já que elas são as bases para as demais aprendizagens,