Certeza de Salvação
PODE PERDER SUA
SALVAÇÃO?
EXISTEM DOIS PONTOS DE VISTA
PRINCIPAIS SOBRE ESTE ASSUNTO:
• Alguns pensam e ensinam que quando um crente professa sua salvação e "faz uma decisão" para confiar em Cristo, ele está eternamente seguro e não pode perder a salvação não importa o que aconteça depois disso. Ele estará sempre salvo - mesmo que perca o interesse pelas coisas espirituais, e se afaste irreversivelmente delas.
• Outros pensam e ensinam que é possível um crente que real e verdadeiramente tenha confiado em Cristo se afaste deliberada e completamente Dele no futuro. Se assim fizer, perderá sua salvação e precisará ser salvo novamente.
A BÍBLIA ENSINA QUE UMA PESSOA
QUE CONFIOU VERDADEIRAMENTE EM
CRISTO (E NÃO SOMENTE FEZ UMA
PROFISSÃO OU "DECISÃO") NÃO
PERDE A SALVAÇÃO. A FÉ GENUÍNA EM
CRISTO SIGNIFICA QUE:
• Ela terá uma nova natureza e um novo desejo de agradar a
Deus.
• Ela pode voltar para o mundo, mas não poderá de maneira alguma ser feliz ali. Sua nova natureza não estará de acordo com o mundo e seus pecados.
• Voltará para Deus e mostrará por meio de sua perseverança que é realmente salvo.
Poderá perder sua alegria, sua paz, sua comunhão com Deus, mas se for salvo verdadeiramente não poderá perder a salvação.
Deus manterá Sua mão sobre ela e um dia ela será restaurada para a alegria da sua salvação.
A pessoa que faz uma profissão de salvação,mas não demonstra nenhuma mudança permanente, não é salva. Se e quando "voltar ao mundo" não perderá a salvação. Ela não era salva.
João escreve em 1 João 2.19: "Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco."
Pedro e Judas haviam professado que confiavam no Senhor Jesus. Ambos pecaram deploravelmente e "voltaram para o mundo."
Pedro foi verdadeiramente regenerado estava infeliz no mundo. Ele não perdeu a salvação. Perdeu a alegria. E o Senhor Jesus o trouxe de volta ao