Ciência mágica
RESUMO: O presente trabalho objetiva melhorar o entendimento do conteúdo de química através da visualização experimental do conhecimento teórico. A execução das atividades baseia-se na exposição de experimentos químicos, que contenham processos de reações químicas, para alunos do 1º ano do ensino médio. Verificando as influências das aulas experimentais no entendimento da disciplina de química.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Aulas Experimentais; Reações Químicas.
INTRODUÇÃO: As dificuldades de compreensão dos conteúdos de ciências nas escolas brasileiras já é um fato muito conhecido da realidade nacional. LIMA (2013) diz que “O ensino de Química sempre foi apresentado com uma dificuldade, pois tudo fica mais fácil ou mais difícil dependendo dos métodos utilizados para ministrar a disciplina.” Dessa forma, é de grande importância aplicar metodologias alternativas no ensino–aprendizagem como forma de dinamizar e estimular o interesse dos educandos pelas aulas de química, melhorando assim sua compreensão . “A química experimental encanta os alunos, as transformações da matéria quando exemplificadas por mudanças de estado físico, de coloração, alterações de temperatura, etc. parecem mágica aos olhos dos educandos, logo, o que se deve fazer é aproveitar todo esse fascínio para facilitar o entendimento da disciplina e ainda contextualizar o seu conhecimento”. (ROSA, 2012).
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto Ciência Mágica foi executado na escola Centro Educacional São Cristóvão, localizada no bairro São Cristóvão no município de São Luís do Maranhão. As atividades foram realizadas com três turmas do 1º ano do ensino médio. A execução das atividades baseia-se na exposição de experimentos químicos dinâmicos, como se a química fosse uma mágica aos olhos dos alunos e em seguida revelamos o segredo da mágica,