Leitura e produção textual
Instituição a ser realizado o projeto: Escola Estadual “Pedro Carlos da Cruz”
Tema: Leitura e produção textual
Tempo previsto: março a maio de 2012
Justificativa:
Como proposta de conclusão da disciplina Prática de Ensino V, foi proposta a realização de um projeto de intervenção pedagógica na área de língua portuguesa com alunos do 6º ano do ensino fundamental.
Após a análise dos dados obtidos através de produção de textos para avaliação, aplicado na classe do 6º ano do Ensino Fundamental, diagnosticou-se a necessidade desse plano de intervenção para atender aos alunos que apresentaram resultado pouco expressivo nas capacidades relacionadas à Língua Portuguesa. Espera-se que esses dados sejam usados a serviço de um trabalho pedagógico emergencial que propicie a consolidação das capacidades de leitura e escrita da referida classe para que os alunos tornem-se leitores mais proficientes.
Situação problema:
- Falta de leitura fluente do aluno;
- Escrita com muitos erros ortográficos;
- Pouco conhecimento dos diversos tipos de gêneros textuais e suas funções sociais;
- Baixo nível de compreensão do que se lê;
- Não compreende adequadamente o enunciado das questões;
- Grafia disforme.
Objetivos: * Intensificar o atendimento pedagógico aos alunos com maior dificuldade em leitura e escrita. * Garantir maior tempo do dia letivo para o desenvolvimento de atividades de ensino, em Língua Portuguesa com foco no eixo da Leitura e da escrita. * Tentar sanar ou diminuir as dificuldades apresentadas pelos alunos indicados pela direção e equipe pedagógica da escola.
Embasamento teórico:
“Com ajuda do professor e de outros leitores, o aluno pode desenvolver a competência leitora, pela prática de leitura.
A habilidade que se deve ter de leitura não é a de somente traduzir sílabas ou palavras (signos lingüísticos), em sons, isoladamente (a decodificação). A boa leitura deve passar