Leitura e producao textual
PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
ACADEMICAS: ADRIANA DA SILVA/ RA. 382931
EMAIL: carleandro_soares@hotmail.com
MARIA APARECIDA RAIMUNDO DE SOUZA/RA.382366 bia_cems@hotmail.com RITA ALVINA DIAS /RA.368655
EMAIL: rit_d@hotmail.com
ROSELY GONÇALVES DE OLIVEIRA /RA. 377713
EMAIL: rose_oliveira_2010@hotmail.com
ROZILENE DE OLIVEIRA JARA/RA. 377714
EMAIL: rozi_jara@hotmail.com
TEREZA CRISTINA VALENTIM MOREIRA BARROS/ RA 381606
EMAIL: tereza.valentin@hotmail.com
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL Msc.
CAMPO GRANDE – MS
ABRIL DE 2012
A palavra TEXTO provém do latim textos e significa tecido. Então, pode-se concluir que o texto é toda construção cultural que adquire um significado, devido a um sistema de códigos e convenções: um romance, uma carta, um quadro, uma foto, etc. (KLEIMAN, Ângela B; MORAES, Silvia. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola). Na concepção interacionista o texto é visto como o “lugar de interação entre autor e leitor”.
Segundo Borgatto, vivemos em um tempo de comunicação rápida, de profusão de imagens, de linguagens sintéticas, de novas formas de organização de mensagens – verbais ou não verbais. Por conta dessas transformações os indivíduos sentem mais necessidades de dominar os diferentes tipos de linguagem.
A grande maioria dos avanços registrados pela humanidade deu-se pela linguagem falada e escrita. Cabe ressaltar que ao longo do tempo alterou-se substancialmente a noção de texto, que antes era visto como objeto linguístico e que agora é entendido como objeto de comunicação que comporta vários tipos de linguagem.
Com isso, a concepção de leitura é vista por três aspectos que se diferenciam entre si: Quando se tem o foco no autor, a leitura é entendida como uma atividade de captação das ideias do autor, sem levar em conta as experiências do leitor; portanto, o foco de atenção é o autor e suas intenções. (Kock e