Lei das xii tábuas
Analisamos na presente pesquisa a fonte do direito hebraico que á a parte hebraica da bíblica “a Tanakh” mais conhecido como velho testamento, este livro é a única fonte existente para consulta e estudo.
Comentamos de forma detalhada o “Talmud”, as ordens que compõe este livro e complementa a “Tanakh”.
Pesquisamos a fundo a história de Israel, pois somente assim poderíamos ter o entendimento necessário para dar andamento ao conteúdo deste trabalho, fazemos menção código de leis “o Torah”, a organização da justiça nesta fase, aprofundamos em cada período da organização de Israel, um estudo muito especial e desafiador. Destacamos de forma clara os tipos de processos judiciais nos tempos bíblicos, as formas de Ordálias e o que vem a ser. Aprofundamos nas relações civis em termo de evolução dos costumes e do pensamento jurídico e os crimes e punições existentes da época.
2. DESENVOLVIMENTO
Fonte do direito hebraico
De acordo com a nossa pesquisa a Tanakh parte hebraica da bíblia é a única fonte de estudo, porém não devemos nos prender a aspectos e convicções religiosos neste estudo. A bíblia é muito popular e conforme a nossa pesquisa ela foi traduzida para mais de dois mil idiomas e tem grande poder e domínio sobre as pessoas e mesmo assim é um livro que poucos utilizam para o estudo do direito hebraico antigo e como literatura o seu estudo é recente.
A bíblia apesar de ser o livro mais conhecido e mais traduzido, em nossa pesquisa encontramos a informação comprovada que menos de um por cento da população mundial leram suas palavras originais, isto porque o velho testamento foi escrito em hebraico e outra pequena parcela em aramaico.
O Códice L que também é conhecido como Códice Liningrado é o principal manuscrito que procede estas traduções para diversos idiomas, Samuel Bem Jacó em 1008 d. c. produziu o manuscrito que é o mais antigo e que contém a totalidade do texto da bíblia hebraica e compreende vinte e quatro livros da Tanakh, são